sábado, 29 de dezembro de 2012

HISTÓRIA DA NOSSA DIOCESE DE CARATINGA

Origem: Wikipédia.


Diocese de Caratinga
Diœcesis Caratingensis
Localização
PaísBrasil
Arquidiocese MetropolitanaArquidiocese de Mariana
Estatísticas
População652.000
Área14.927 km²
Informação
RitoRomano
Criação da Diocese10 de dezembro de 1915
PadroeiroSão João Batista
Governo da Diocese
BispoEmanuel Messias de Oliveira
Jurisdiçãodiocese
Contactos
EndereçoPraça Cesário Alvim, 156
Página Oficialwww.diocesecaratinga.org.br

        A Diocese de Caratinga é uma circunscrição eclesiástica brasileira criada em 1915, pertencente à Província Eclesiástica de Mariana, Regional Leste II, em Minas Gerais. O bispo diocesano é Dom Emanuel Messias de Oliveira, desde 2011.

 

Dados Geográficos
         A Diocese de Caratinga situa-se na região leste meridional do Estado de Minas Gerais, na Zona do Rio Doce e da Mata. Faz parte do Regional Leste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Os seus limites são: ao norte, Diocese de Governador Valadares e Diocese de Guanhães; a oeste, Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e Arquidiocese de Mariana; ao sul, Diocese de Leopoldina, em Minas e Diocese de Campos, no Estado do Rio de Janeiro; e ao leste, Arquidiocese de Vitória e a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, as duas no Espírito Santo.
        A diocese tem a extensão de 14.927 Km² . Esta área está dividida em 40 municípios, sendo 2 em parte. Sua população, segundo o Censo de 1991, é 597.887 habitantes.

História

       A diocese de Caratinga foi criada pelo papa Bento XV, aos 10 de dezembro de 1915, desmembrada da arquidiocese de Mariana, com a bula Pastorale Romani Pontificis Officium. Foi instalada aos 7 de março de 1920, com a posse do primeiro bispo dom Carloto Fernandes da Silva Távora, exerceu seu bispado assessorado por monsenhor Aristides Marques da Rocha.

 Governo Diocesano

      O atual bispo diocesano é dom Emanuel Messias de Oliveira (desde 2011), que governará a diocese auxiliado pelo Conselho Pastoral Diocesano. Cada forania tem um representante pastoral, o vigário forâneo. O planejamento das atividades da diocese é realizado nas Assembleia Diocesanas de Pastoral. A instância jurídica que oficializam as decisões é a Cúria Diocesana situada em Caratinga, sede da diocese.

Divisão Administrativa

       A diocese de Caratinga compreende 48 paróquias distribuídas em 5 foranias: Caratinga (Bom Jesus do Galho, Catedral, Santuário, Carmo, Conceição, Dom Lara, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas,São Judas Tadeu Santo Antônio do Manhuaçu, São Sebastião do Sacramento,Piedade de Caratinga, Vermelho Novo e Vermelho Velho), Carangola (Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, São Francisco do Glória, Tombos), Manhuaçu (Alto Jequitibá, Bom Pastor, São Lourenço, Manhumirim, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, Simonésia, São João do Manhuaçu), Inhapim (Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, São João do Oriente, Tarumirim, Ubaporanga, Vargem Alegre e São Domingo das Dores) e Ipanema (Chalé, Conceição de Ipanema, Ipanema, Lajinha, Mutum, Pocrane).
Dentro desse conjunto existem 735 igrejas filiais ou capelas, 884 Comunidades Eclesiais de Base (149 urbanas e 735 rurais, com 4.892 Grupos de Reflexão, e 1.161 núcleos de catequese.

 Organização Pastoral

       A diocese atua com as seguintes pastorais: Pastoral familiar, da Criança, da Juventude, Catequética, da Educação Religiosa, da Liturgia, Vocacional, das CEBs, e da Comunicação. Os movimentos e associações leigas presentes são: Sociedade de São Vicente de Paulo, Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus e Legião de Maria.
      O setor vocacional conta com seminários: Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário (Caratinga), Seminário Propedêutico São José (Ubaporanga), Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Manhumirim) e Seminário Nossa Senhora do Carmo (Caratinga).
     Os institutos religiosos na diocese são: a Congregação do Santíssimo Sacramento, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Ordem dos Irmãos Carmelitas Descalços.
       Na cidade de Dom Cavati, localiza-se a sede do movimento de maior expressão: o Movimento da Boa Nova (Mobon).

Meios de Comunicação

      Os órgãos de comunicação que são pertencentes ou parceiros da diocese são: periódicos (Revista Diretrizes, Tribuna do Leste, Jornal Vicentino), emissoras de rádio (Rádio Sociedade A Voz de Manhumirim, Rádio Sociedade de Manhuaçu, Rádio Clube de Inhapim). As editoras são: Gráfica-Editora Dom Carloto, Editora O Lutador.
      A revista mensal Diretrizes foi fundada em janeiro de 1958, por dom José Eugênio Corrêa e monsenhor Raul Motta de Oliveira. O periódico é impresso pela Gráfica-Editora Dom Carloto, também a serviço da circunscrição eclesiástica.

Bispos

#NomePeríodoNotas
Bispos
Dom Emanuel Messias de Oliveira2011 -Atual.
Dom Hélio Gonçalves Heleno1978 - 2011
Dom José Eugênio Corrêa1957 - 1978
Dom João Batista Cavati, CM1938 - 1956
Dom José Maria Parreira Lara1935 - 1936
Dom Carloto Fernandes da Silva Távora1920 - 1933

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mensagem do Conselho:

Queridos amigos,
Nesta semana em que se finaliza o ano de 2012, estamos dando início a mais uma atividade pastoral da nossa Comunidade. Através deste blog, além da pregação da Palavra, queremos nos manter unidos(conectados) a todos aqueles que mantém nossa comunidade no coração.
Pregar a Palavra de Deus nestes dias requer o uso de novas metodologias, que possam atingir aqueles que través da internet, buscam respostas para as diversas questões que a vida nos apresenta. Também entendemos que não podemos deixar que muitas pessoas ainda ignorem o Evangelho, pois como disse Santo Agostinho: “ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Seguindo a ordem de Maria, quando estava junto de Jesus nas bodas de Caná e disse aos que serviam: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!”, também queremos nós, fazer tudo aquilo que Jesus tem ordenado aos nossos corações, pois confiamos que com a manifestação da sua Glória, muitos irão crer Nele.
Assim, creditamos que através da comunidade, todos caminhamos rumo a salvação de mãos dadas com aqueles que estão conosco todos os dias, mas também com aqueles que estão distantes, quando poderão se sentir mais próximos, “conectados”, através deste blog.
No livro dos Salmos, está escrito: “Cantai ao Senhor um Cântico novo”. Assim, podemos concluir que Deus agrada de tudo aquilo que é novo. Novos projetos, novos sonhos, novos corações....
Que Deus nos abençoe,   Amém!!
Um abraço fraterno do Conselho Pastoral.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Festa da Imaculada Conceição.

No dia 08 de dezembro as comunidades de Alto Caparaó comemoraram o dia da Padroeira do Município. Foi uma festa muito bonita, com a participação de todas as comunidades do setor (Imaculada, São Francisco, São Paulo e São Pedro).  Depois da Santa Missa, teve a tradicional carreata, seguida de um delicioso almoço.















sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL A TODOS! QUE JESUS RENASÇA EM VOSSOS CORAÇÕES.

Aproxima-se a grande Festa do Natal de Jesus Cristo, o maior acontecimento da História da humanidade. O amor de Deus se compadeceu a tal ponto de nós, que o Verbo, o Filho amado de Deus se fez homem, assumiu a nossa natureza humana, sem deixar de ser Deus; armou a sua Tenda entre nós, para nos salvar; e nos levar a participar da vida divina.

Está chegando o dia em que celebraremos com júbilo incontido:“Gloria em excelsis Deo”.

Preparemos nosso coração!
 

Fonte: Facebook Prof. Felipe Aquino/Canção Nova.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Oito de Dezembro


Nossa Senhora da Imaculada Conceição Neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!